terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"A LUTA ENTRE O CARNAVAL E A QUARESMA" de Brueghel

A propósito da quadra do Carnaval, recordamos uma das obras mais antigas e características alusivas à época, o quadro de Pieter Bruegel (ou Brueghel), o Velho, intitulada “Luta entre o Carnaval e a Quaresma”.

Nascido provavelmente em 1525, não se sabe se na actual Holanda se na actual Bélgica, Bruegel, foi um dos mais marcantes artistas da chamada pintura flamenga do período renascentista.

Grande parte das temáticas da sua obra versam sobre o quotidiano da vida camponesa e sobre as paisagens da Flandres.

Falecido em 1569 em Bruxelas, os seus filhos seguiram-lhe as pisadas como pintores, ficando conhecidos como Pieter Brueghel o jovem e por Jan Brueghel o velho.

O quadro que aqui reproduzimos foi pintado em 1599, tem as dimensões de 118x164 cms e pertence actualmente ao Kunsthistorisches Museum de Viena .

A parte central do quadro é dominado pelos excessos próprios do carnaval, marcados pela desordem e pela euforia, enquanto que, na igreja lateral, a austeridade da roupa e a fila ordeira de figuras clericais que dela saem parece anunciar o fim da festa carnavalesca e o início da quaresma.

Neste quadro, cheio de ricos pormenores, como é aliás característico na obra do pintor, podem observar-se exemplos de ancestrais tradições do Entrudo.


Pormenor - brincadeiras de Carnaval

Pormenor - uma sátira ao tribunal da  Inquisição

1 comentário:

  1. Olá Venerando!!!!!!
    Incrível como ainda não tinha dado conta deste teu cantinho!!!!!
    mas agora...já cá estou!!!!!

    Quadro muito interessante este!!! Já o usei. E dá para milhentas conversas...
    Bruegel no seu melhor!!!
    Excelente post!!!!
    Bom Carnaval, Amigo!!!!

    MC

    ResponderEliminar