terça-feira, 18 de maio de 2010

Arte e Fotografia - Uma exposição em Barcelona

(Emili Godes, 1930)

É hoje inaugurada em Barcelona, no Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) , a exposição “Praga, Paris, Barcelona, Modernidade Fotográfica de 1918 a 1948”.

Nesta exposição procura destacar-se o desenvolvimento da utilização da fotografia como conteúdo artístico, numa mostra onde se evidencia a riqueza experimental e vanguardista de fotógrafos de três cidades que foram também três núcleos fundamentais da cultura europeia do século XX, no período entre guerras.

A exposição apresenta cerca de duas centenas de fotografias que incorporam as inovações técnicas, criativas e formais usadas por um vasto leque de fotógrafos que procuraram integrara na fotografia as premissas do modernismo da arte do seu tempo.

Os fotógrafos aqui homenageados foram fortemente influenciados pela inovadora escola alemã de artes, a Bauhaus, responsável pelo desenvolvimento do movimento “Nova Fotografia” que surgiu na Alemanha por volta de 1920.

O modelo proposto pela Bauhaus, defendendo uma arte integrada, abarcando todas as disciplinas artísticas levou a experimentação fotográfica a níveis de divulgação popular através do seu uso na publicidade.

A “Nova Fotografia” experimentava novas formas criativas, usando todas as novidades técnicas, criativas e formais colocadas ao seu alcance, incorporando à fotografia o abstraccionismo, a fotomontagem ou as técnicas tipográficas.

Desde então, a fotografia participou definitivamente nas propostas vanguardistas da “nova subjectividade”, do “construtivismo”, do “abstraccionismo”, e do “surrealismo”.

A aparição desta “nova fotografia” teve grande impacto por toda a Europa, expandindo-se desde a Alemanha para a jovem Checoslováquia, destacando-se Praga como um dos principais focos de modernidade artística, mas também para Paris, o centro do vanguardismo artístico na primeira metade do século XX.

Na Catalunha, sede desta exposição, o uso vanguardista da fotografias foi introduzido pela difusão de revistas culturais, como “D’Aci i d’ Allá”, que se publicou entre 1918 e 1936, e pela divulgação de revistas culturais provenientes de toda a Europa.

Comissariada por Davis Balsells, conservador chefe da colecção de fotografia do MNAC, com a colaboração de Joan Naranjo, historiador de fotografia e membro da comissão de assessoria da secção de fotografia desse museu de Barcelona, a exposição pode ser visitada até 12 de Setembro.

(Pierre Jahan, 1943)

(Hans Bellmer, 1937)

(Jaroslav Rossier, 1930)

(François Kollar, 1930)


(Joaquim Gomis, 1949)

(Ramon Battles)

 
(Fonte: El Mundo on-line de 17 de Maios de 2010)

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