quarta-feira, 15 de setembro de 2010

D. Afonso V e a Invenção da Glória

Regressamos a este espaço com uma boa notícia. O Museu de Arte Antiga resolveu prolongar a abertura da exposição das célebres “Tapeçarias de Pastrana” até ao próximo dia 3 de Outubro.

As Tapeçarias de Pastrana foram encomendadas por D. Afonso V, nos finais do século XV, para registar os seus feitos militares no norte de África.

São quatro tapeçarias com 4x10 metros que relatam, três o desembarque, o cerco e o assalto a Arzila e outra a conquista de Tânger.

Numa época em que não havia fotojornalismo, estas tapeçarias relatam, de forma mítica, um acontecimento que foi históricamente importante, relatado como se fosse uma gigantesca Banda Desenhada.

As 4 tapeçarias foram produzidas na oficina flamenga de Tournai e terão sido concluídas já no reinado de D. João II.

Misteriosamente desapareceram de Portugal e só foram localizadas já no século XX na coligida de Pastrana, em Espanha, tendo sido alvo de um minucioso e dispendioso trabalho de restauro.

Juntamente com essas tapeçarias, está exposto algum do espólio do Museu Nacional de Arte Antiga relativo à época, tais como os sempre surpreendentes Painéis de S. Vicente e a cadeira régia do Convento do Varatojo, mosteiro fundado pelo monarca junto a Torres Vedras.

Depois de 3 de Outubro, quem as quiser ver terá de se deslocar a Espanha

Sem comentários:

Enviar um comentário