terça-feira, 8 de maio de 2018

EXPOSIÇÃO : Arquitectura de um Livro – Lisboa “cidade triste e alegre”.



Está patente ao público, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade de Lisboa, no Campo Grande, uma exposição que é muito mais que uma simples exposição de fotografia.

O título, aliás, diz tudo, a “arquitectura de um livro”, sobre o mítico livro da Victor Palla e Costa Martins “Lisboa- Cidade Triste e Alegre”, editado em 1959.

Nos anos 50, dois arquitectos, Victor Palla (1922-2006) e Manuel Costa Martins (1922-1996) pensaram um livro de fotografia sobre Lisboa, e meteram-se no meio das ruas e bairros da capital para fotografar a vida dos seus habitantes, centrando-se principalmente em Alfama e no Bairro Alto.

Das cerca de 6 mil fotografias que tiraram seleccionaram cerca de duzentas, apresentadas primeiro numa exposição em 1958 e depois editadas em fascículos em 1959.

O livro que resultou dessa edição em fascículos foi elaborado com grande cuidado, pensando-se cada página e cada fotografia a apresentar como se de um projecto arquitectónico se tratasse.

As fotografias foram acompanhadas pela escolha de textos poéticos que se adequassem à imagem, selecionados de entre alguns dos mais importantes autores portugueses, como José Gomes Ferreira, David Mourão Ferreira ou Jorge de Sena, que, deliberadamente, não foram identificados na obra editada.

A exposição agora patente ao público, e que pode ser visitada até 16 de Setembro, mostra tudo o que está por detrás desse livro, que, na altura, foi um fiasco editorial, mas que é um dos livros mais importante para a história da fotografia portuguesa.

Aqui deixamos algumas imagens dessa exposição, apenas para aguçar o apetite de todos aqueles que gostam de fotografia e que aqui podem encontrar uma exposição que é também uma grande lição de como se faz fotografia.













































Sem comentários:

Enviar um comentário