quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Exposição de cinotopias de Mário Rui Hipólito



Até ao próximo dia 9 de Novembro podem visitar, na Galeria Municipal de  Lourinhã, a exposição de fotografia “Alquimia em tons de azul”, da autoria de Mário Rui Hipólito.

O Mário Rui é natural de Torres Vedras e dedica-se à fotografia e as artes com hobbie desde a juventude e sempre gostou de arriscar novos materiais e novas técnicas.

Tem-se destacado principalmente na fotografia, já tendo realizado várias exposições e tendo sido um dos escolhidos para ver uma fotografia sua editada pela prestigiada revista Photo, numa das suas edições dedicadas ao concurso mundial aberto a fotógrafos amadores.

Muito do seu trabalho pode ser visto na sua página do facebook AQUI.

Nesta exposição, o Mário Rui continua a explorar uma faceta muito experimental da fotografia, inventado ainda antes da própria invenção da fotografia tal como a conhecemos hoje.

A cinotopia é um processo químico que permite fazer fotografia sem câmara fotográfica, produzindo imagens em tom de azul, em ciano.

Ao contrário dos sais de prata que permitem imprimir as fotografias tradicionais, neste caso são usados sais de ferro.

O processo foi descoberto em 1842 pelo astrónomo John Herschel e adaptado à fotografia por Anna Atkins (1799-1871) , botânica e fotógrafa inglesa, considerada a primeira mulher a fazer fotografia.

O processo inventado por Atkins, com base nas experiências de Herschel, consiste em colocar objectos, ou, como o faz hoje o Mário Rui,  negativos fotográficos directamente sobre papel sensibilizado, para obter essas fotografias sem câmara.

Numa época de selfies e fotografias automáticas no telemóvel, a exposição do Mário Rui Hipólito desperta-nos para o lado original, experimental e artesanal que está na base de uma das artes mais populares.

Sem comentários:

Enviar um comentário