terça-feira, 15 de dezembro de 2009

No 102º aniversário de Óscar Niemeyer


No dia 15 de Dezembro de 1907 nascia no Rio de Janeiro o arquitecto brasileiro Óscar Niemeyer.
Introduziu o Modernismo na arquitectura brasileira,sendo um dos mais criativos e conhecidos arquitectos do chamado Estilo Internacional, baseado no Funcionalismo de Le Corbusier,de quem Niemeyer foi discípulo e colaborador.
Para a sua obra inspirou-se muito nas vistas sobre o oceano que tinha do seu estúdio, mas também nos cenários de montanha e nas formas femininas.
Porem é como arquitecto da cidade modernista de Brasília que se tornou mais famoso, um projecto posto em execução em 1956 pelo presidente Juscelino Kubistcheck, em colaboração com o urbanista Lúcio Costa.
Recordamos aqui algumas das obras mais significativas do centenário arquitecto brasileiro:


Igreja de Pampulho, de 1940



Ministério da Educação no Rio de Janeiro, primeira obra de vulto do arquitecto brasileiro, obra colectiva orientada por Le Corbusier, considerada a fundadora do modernismo no Brasil. Foi inaugurada em 1947.



Os "pilotis" do Ministério da Educação, elemento característico do funcionalismo. Os Azulejos são da autoria de Portinari.



Edifício das Nações Unidas,em Nova Iorque, projectado em conjunto com Le Corbusier em 1947.



Em Portugal a sua obra mais significativa é o "Pestana Casino Park", no Funchal, inaugurado em 1966.Contudo a sua autoria é polémica, visto ser o próprio Niemeyer a negar a sua autoria...



Durante o seu exílio em França, por motivos políticos, foi autor, etre outras, deste edício, "Le Volcan", no Le Havre, inaugurado em 1982.



Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro, projectado em 1996.



Auditório de Ibirapuera,uma das suas últimas obras, de 2005


Um dossier muito completo sobre a obra de Niemeyer, com ligações para muitos sites interessantes, pode ser consultado AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário