quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Jean-Léon Gérôme - A História como Espectáculo


O Museu d’Orsay, em Paris, abriu recentemente ao público, no passado dia 19 de Outubro, a maior exposição retrospectiva da obra do pintor e escultor Jean-Léon Gérôme, intitulada “L´Histoire en Spectacle”, e que vai poder ser visitada até 23 de Janeiro do próximo ano.

Jean-Léon Gérôme (1824-1904) é considerado um dos grandes criadores da imagem do século XIX.

Foi famoso no seu tempo e as suas obras eram reproduzidas graficamente pelas publicações da época, mas cairia no esquecimento na voragem vanguardista da primeira metade do século XX.

Para o seu esquecimento muito contribui a base académica da sua obra, muito criticada pelos movimentos realista e impressionista do seu tempo.

Contudo, olhando prospectivamente para a sua obra, nela se cruzam, não só o seu academismo e classicismo de base, na composição e nos temas, mas também os contributos da temática historicista do romantismo, da limpidez do realismo e do tratamento da luz dos impressionistas.

Ao não alinhar com nenhuma das correntes da moda, seguindo o seu próprio caminho independente, sem concessões e fazendo com eficiência aquilo que gostava, acabaria por pagar com o esquecimento essa “afronta”.

A reconstrução pictórica de cenas históricas, desde a antiguidade até à época em que viveu, foi um dos principais temas por si explorados.

Gérôme iniciou a sua carreira na década de 40 do século XIX, admirador do neo-classicismo de Ingres, tendo aderido em 1847 ao grupo, de curta duração, intitulado de “neo-gregos”, que reunia jovens artistas apaixonados por desenvolverem uma nova visão da Grécia Antiga. O grupo afirmou-se no Salão desse ano.

Do contacto com esse grupo ficou-lhe a admiração pela antiguidade clássica que esteve na origem das suas obras mais famosas, “A Morte de César”, de 1859, e “Os Gladiadores” de 1878.

Data dessa altura a sua ligação com o mais famoso “marchand” de arte do seu tempo, Adolphe Goupil, acabando por casar com a filha deste, Marie.

Da sua relação com Goupil, editor de revistas, resultou a sua ligação à revolução tipográfica desse tempo, que lhe permitiu reproduzir graficamente as suas obras e massificar assim a sua divulgação.

Mas a sua aprendizagem em reproduzir gravuras a partir de fotografias de originais ficou também a dever-se ao seu mestre, Delaroche, um dos mais reputados gráficos da sua época.

Através desses contactos e ensinamentos Gérôme conseguiu divulgar a sua obra, que se tornou mundialmente conhecida através das gravuras assim editadas.

A partir de 1855 realizou várias viagens pelo mediterrâneo oriental, tendo usado a fotografia como recurso, para, à boa maneira clássica, registar cenas e paisagens que depois reproduzia no seu atelier.

O exotismo oriental foi, aliás, outro dos temas por si explorado.

A partir de 1890 abandonou a pintura e dedicou-se exclusivamente à escultura, onde explorou uma das temáticas mais características da sua obra, o erotismo.

A exposição agora apresentada do Museu d’ Orsay é a primeira monográfica dedicada àquele autor, reunindo quase todos os seus desenhos, pinturas e esculturas.

(auto-retrato)

(A MORTE DE CÉSAR - 1859)

(Estudo para "A Morte de César" . detalhe)

(Interior Grego ou Gineceu - 1850)

("Pollice Verso" - 1872)

(A consumação da crucificação - 1867)

(Bonaparte perante a Esfinge - entre 1863 e 1886?)

(Markos Botsaria, herói romantico da Independencia Grega - 1874).

(A execução do General Ney - 1868).

(Diógenes)

(recepção ao príncipe conde em Versailhes por Luis XIV)

(No Final da Sessão)

(pintor de esculturas na Antiguidade)

(Duelo à saida do baile de Máscaras - 1857)

OUTRAS OBRAS DE GÉRÔME:

Harem

Mercado de cavalos do Cairo

Vestígios do Antigo Egipto.



Cristão na arena romana

Saindo da mesquita

Leão no penhasco

Napoleão no Egipto

Noite no Deserto

Nu feminino

Rezando na Mesquita

Mercado de Peles no Cairo

Tocador de pífaro nas ruas de Londres

Entrada do Touro na Praça

Retrato de uma rapariga.

Retrato de cavalo

Venda de escravos

Muro das lamentações em Jerusalem

Primavera

Estudo para um cão

Final de um dia de Verão.

Coroação de Augusto

O Poeta Negro

O Picador

Duas Majestades

A Virgem com Jesus e S. João

A mesquita do Cairo.

Vista do Cairo.

Sem Título

Inverno

Vista de Paestum

Jovem árabe

OBRAS DE ESCULTURA:

O Artista e o modelo . Neste quadro é possível observar um Gérôme envelhecido no seu atelier de escultura.

Nu desenvencilhando-se

TANAGRA

Sarah Bernhardt

O Gladiador


Sem comentários:

Enviar um comentário