terça-feira, 15 de setembro de 2015

I´M OK - Andy Warhol em Praga


Inaugurada este verão, em 13 de Junho, a exposição "I´m Ok - Andy Warhol", na Galeria de Arte de Praga, situada na icónica "praça da cidade velha" dessa cidade, na casa do Unicórnio,  apresenta algumas das obras mais conhecidas do famoso pintor norte-americano, como os retratos de Marilyn Monroe e de Mao ou a lata de Sopa Campbell.

Um dos aspectos mais originais desta exposição é a presentação de 40 coberturas feitas por Warhol para LP´s de vários grupos famosos, como os Rolling Stones ou os Valvet Underground, de quem foi mentor.

A exposição apresenta na Europa uma série de trabalhos do autor que estão no museu de Pittsburg, na Pensilvânia, e que foi a cidade natal do original artista, que aí terá nascido em 6 de Agosto de 1928.

Warhol, que morreu em Nova Iorque aos 58 anos,é muito apreciado na República Checa, pois teve origem familiar na região da antiga Checoslováquia.

Os seus pais eram de origem russa e nasceram na localidade de Medzilaborce, actual Eslováquia, e trabalharam na aldeia de Miková, também localizada actualmente neste país e que então pertencia ao Império Autro-Hungaro.

Os visitantes da exposição podem igualmente experimentar a técnica da serigrafia, utilizada pelo autor para desenvolver as obras patentes nesta exposição.

Uma exposição a não perder, já que esta é uma oportunidade rara de ver esses trabalhos na Europa.












Sem comentários:

Enviar um comentário