quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Quinta do Mocho (Loures) : A Maior Galeria de Arte Urbana na Europa

A Quinta do Mocho, em Sacavém, no concelho de Loures, tornou-se na maior galeria de arte urbana  a céu aberto da Europa.

A maior parte das fachadas dos prédios desse bairro social  exibem cerca de 50 pintura de fachada, obra de artistas nacionais e estrangeiros de renome  nesse tipo de arte e abordam vários temas, quase sempre relacionados com questões sociais.

Quem quiser pode fazer uma visita guiada por moradores do bairro e organizada pela Câmara de Loures , que têm lugar no último Sábado de cada mês.

“Trata-se de mais uma iniciativa que se insere no âmbito do projeto O Bairro i o Mundo, desenvolvido pela autarquia e pela associação de Teatro IBISCO. É gratuita e não há limite de participantes”, refere a reportagem on-line da TSF:

“Os visitantes poderão percorrer as ruas da Quinta do Mocho e apreciar dezenas de pinturas de grandes dimensões, que ocupam as fachadas dos edifícios. O objetivo desse trabalho pretendeu mudar a imagem do bairro e derrubar preconceitos. Apostou-se na qualificação artística dos edifícios, na reabilitação do espaço público e equipamentos coletivos e na mobilização dos moradores, para que nestes aumentasse o sentimento de pertença comunitário”.

“Na Quinta do Mocho, vivem mais de 3500 pessoas, na sua maioria imigrantes de origem africana e de etnia cigana”.

Em baixo podem ver alguns desse trabalhos através de fotografias colocadas pela Câmara de Loures na internet.

Podem ver mais AQUI e uma excelente reportagem do Público AQUI.






















1 comentário:

  1. Fun to see all the posters and a large part of what remains of the wall. Can see the famous one of the Russian Premier and GDR President locking lips. Urban Art where some is great and some "not so much" but something for everyone. On the route of the "Hop On/Hop Off buses.

    ResponderEliminar