segunda-feira, 13 de junho de 2022

Mural Colectivo realizado por 48 Artista da Lusofonia, evocativo do mural de 10 de Junho de 1974


Lembro-me bem de ter assistido àquele que foi um dos primeiros actos de liberdade, após o 25 de Abril, a pintura de um grande mural alusivo à longa caminhada pela liberdade iniciada poucas semanas antes, no "Mercado do Povo", em Belém.

Toda a História desse dia foi contada AQUI, na última edição do suplemento Ípsilon do jornal Público.

Eu tinha então 18 anos e acompanhei os meus pais a esse evento.

Lembro-me da confusão de gente e do calor que fazia.

Ainda temos na casa dos meus pais o cartaz alusivo a esse acontecimento.

Lembro-me também do escândalo provocado pelo primeiro acto de censura no pós-25 de Abril, quando a RTP resolveu suspender a emissão perante a irreverência de um grupo espontâneo de actores de teatro que inromperam nesse local, caricaturando o regime deposto.

48 anos depois um grupo de 48 artistas resolveu comemorar essa iniciativa no passado dia 10 de Junho, pintando um novo mural num edificio do exterior do "Museu da Electricidade", em Belém.

Recorde-se que o painel original foi destruido num incêndio.

Desta vez juntaram-se alguns dos artistas sobrevivntes com artistas actuais.

Fomos lá fazer uma visita, para recordar a ocasião de há 48 anos, contava eu 18 anos!!!

Entre o público, a maioria esmagadora foi nascida após o 25 de Abril, pelo que eu devo ter sido dos poucos a bisar.

Aqui fica uma pequena amostra deste momento evocativo:















































Sem comentários:

Enviar um comentário