segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Recordar Ansel Adams (1902-1984), um dos primeiros ambientalistas:


Pianista de formação, Ansel Adams (site oficial AQUI)  decidiu dedicar-se à fotografia quando visitou e fotografou pela primeira vez o Parque Nacional Yosemite, situado na Serra Nevada, Califórnia, aí voltando quase todos os anos da sua vida, e aí tirando algumas das suas fotografias mais famosas, como o "Monolith, a face of half done" de 1929.



Neste mesmo ano aderiu ao movimento Sraight Photography, que defendia uma fotografia pura e directa, onde a temática dos grandes espaços naturais era uma das temática preferidas.

Foi co-fundador do grupo f/64 (1932-1935), criado em S. Francisco, movimento herdeiro da corrente paisagística nascida no Oeste e que defendia a obtenção de imagens nítidas, de grande qualidade e desprovidas de qualquer manipulação, o que se conseguia com a redução máxima do diafragma (o tal f/64).

As suas fotografias de King Canyon, situado também junto da Serra Nevada, tiradas em 1936, foram usadas pera aprovação daquele lugar como Parque Nacional em 1940.

As paisagens californianas e do Novo México foram os grandes temas explorados por Adams.

Em 1940 foi co-fundador do departamento de fotografia do MoMA e no ano seguinte foi contratado pelo Departamento do Interior dos Estado Unidos para fotografar todos os Parques Nacionais, projecto que, infelizmente, por causa da Guerra, acabou por ser abandonado.

Ao longo da sua vida participou em vários movimentos e exposições, editou livros de fotografia e foi autor de alguns dos melhores livros de técnica fotográfica ainda hoje muito úteis para amadores e profissionais da fotografia.

O tema que mais explorou, embora não fosse o único, foi a paisagem natural dos Estados Unidos, muito contribuído para a defesa e preservação do património natural desse país.

O jornal Chicago Tribune referiu-se a Ansel Adams, numa artigo de homenagem publicado em 1992, como alguém que fez pelos Parques Nacionais qualquer coisa só comparável ao que tinha feito Homero na sua Odisseia para preservar a tradição histórica e oral da antiguidade clássica.

Neste dia em que se inicia em Paris a decisiva cimeira do clima, não podiam os deixar de recordar aqui um dos primeiros ambientalistas dos Estado Unidos, que, através das suas fotografias, muito contribuiu para divulgar e defender o respeito pela Natureza.
















Sem comentários:

Enviar um comentário