terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um Dalí "Quase" Inédito



A Fundação Gala-Dalí deu ontem a conhecer a  sua última aquisição.
Trata-se de uma obra a óleo do artista surrealista, datada da primeira época do pintor que tem, como principal característica o facto de ser pintada dos dois lados do mesmo suporte.
O quadro foi adquirido a uma colecção particular e, desde 1925, apenas foi mostrado a público em 2004, por ocasião da exposição antológica da obra de Dali, então realizada.
Trata-se de pinturas feitas sobre o mesmo suporte, um cartão pintado dos dois lados com 74,5x53 centímetros.
De um dos lados uma cena lúdica de grande lirismo, intitulado “Figuras de espalda y Ninfas y Señoritas en la fuente de un jardín”, que se enquadra no tipo de obras de temática festiva que Dalí pintou até 1921; do outro um retrato de Ana María, a irmã do pintor, que terá servido de estudo para o seu quadro “Muchacha de espaldas” (Rapariga de Costas), exposto no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
Esta pintura terá sido feita durante um dos períodos de férias de Ana María , ocasião em que costumava posar para o irmão.
As semelhanças com a obra exposta naquele Museu madrileno, como o facto da figura usar a mesma roupa, o mesmo tipo de cabelo e a mesma posição, levam os especialistas a considerar esta segunda pintura como uma esboço daquela.
A Fundación Dalí tem levado a cabo, desde 1991, um intenso trabalho de aquisição de obras do pintor, possuindo já um total de mais de trezentas obras.
O duplo quadro pode ser visto a partir de Novembro na “Sala de las Pescaderías” do Museu Dalí de Figueras, terra catalã onde o pintor nasceu em 1904.

(adaptação livre do texto on-line publicado pelo EL País, dia 26 de Outubro de 2009. Fotografias da agência EFE)


1 comentário:

  1. Bom dia
    Precisava da ficha técnica do cadacre exquis de António Pedro -1948. Há possibilidade de ma enviar?
    resposta para: nataliavsimao@gmail.com
    Obrigada pela atenção
    Bom ano de 2010
    Natálai Simão

    ResponderEliminar