segunda-feira, 3 de junho de 2019

Stuart Franklin, o fotógrafo de Tiananmen.



Stuart Franklin foi o autor da icónica fotografia do “homem do Tanque” tirada em Tiananmen em 5 de Junho de 1989, no dia a seguir ao massacre que pôs cobro à manifestações pela liberdade que decorreu naquela praça nos dias anteriores.

Essa fotografia e a reportagem que fez sobre esses acontecimentos estiveram na origem da sua entrada como membro da Magnum, agência com a qual já colaborava, chegando mesmo a presidir à direcção desse colectivo de fotógrafos entre 2006 e 2009.

Stuart Franklin, nasceu em Londres em 16 de Junho de 1956, cidade onde cursou fotografia e se licenciou em geografia, duas disciplinas que ele soube combinar na sua actividade como fotógrafo.

Antes da Magnum e de se tornar famoso com a cobertura daqueles acontecimentos na China, Franklin já havia colaborado no The Sunday Times Magazine e no Sunday Telegraph Magazine, tendo trabalhado na agência Sygma em Paris entre 1980 e 1985.

Foi galardoado com vários prémios de fotografia e publicou vários livros, o primeiro dos quais, editado em 1990, exactamente intitulado “Tiananmen Square”.






Nos últimos anos tem colaborado activamente em acções fotográfica do Greenpeace e da National Geographic.

Mas é o seu trabalho sobre Tiananmen que aqui hoje recordamos, quando passa o 30º aniversário sobre esse ainda mal-esclarecido massacre.










Sem comentários:

Enviar um comentário