quarta-feira, 21 de outubro de 2009

No Cinquentenário do Guggenheim de Nova Iorque



Comemora-se hoje o cinquentenário da inauguração do Museu Guggenheim de Nova Iorque.

O edifício é da autoria de Frank Lloyd Wright, tendo sido uma das suas últimas obras, já que faleceu nesse ano de 1959.
A arquitectura do museu é um exemplo do “organicismo” arquitectónico que marcou a obra desse famoso arquitecto.
A ideia era transformar o objecto de arquitectura numa espécie de organismo vivo. O museu faz lembrar uma casca de caracol, sendo organizado à volta da sua escadaria em espiral contínua.


O museu alberga uma vasta colecção de artistas vanguardistas, como Picasso, Miró, Giacometti, De Chirico ou Rothko.
Um dos momentos de destaque das comemorações do seu centenário é a apresentação de uma mostra, inaugurada a semana passada, com cem obras de Vasily Kandisky, que pode ser vista até ao próximo dia 13 de Janeiro.
Nascido em Moscovo em 1886, e tendo falecido em Paris em 1944, Kandinsky, que ensinou na escola Bauhaus, onde colaborou com Paul Klee, foi o mais destacado pintor abstraccionista do século passado.
O Guggenheim é uma das três instituições do mundo que guarda uma parte considerável da obra de Kandinsky. A exposição agora apresentada inclui uma vasta colecção, de origem pública e privada, de desenhos e fotografias da autoria desse artista, feitas entre 1902 e 1942.
Um outro momento alto das comemorações do cinquentenário do Guggenheim é a exibição de vários objectos do museu nas janelas do Empire State Building de Nova Iorque, durante este mês de Outubro.
Mas um dos momentos altos das celebrações vai ser a inauguração do “Rob Pruitt's The First Annual Art Awards”, no próximo dia 27, que vai premiar os melhores trabalhos, projectos e exposições de arte contemporânea realizadas no último ano.
Pretende-se que esse prémio tenha um prestígio idêntico aos que são atribuídos por Hollywood no cinema.
Naquela data da próxima semana serão entregues prémios em 11 categorias, anunciados durante um jantar no Guggenheim, entre os quais o de Melhor Artista, Melhor curador e melhor exposição fora dos Estados Unidos.
O Jornal "The New York Times" criou um sítio comemorativo do evento que pode ser visitado AQUI .











Sem comentários:

Enviar um comentário